Páginas

26.3.10

Mafalda

MAFALDA, a menina argentina que ainda é símbolo mundial de anticonformismo...

Mas quem é Mafalda?

Pra quem não a conhece, como dizem hoje, vamos ao seu perfil:

Autor: Quino (o argentino, Joaquín Salvador Lavado), um dos maiores cartunistas do mundo.

Idade: 6 anos em 1964; 8 no último livro.

Características: seus comentários e idéias refletem as preocupações sociais e políticas dos anos 60. Filha de uma típica família da classe média argentina, a Mafalda representa o anticonformismo da humanidade, mas com fé na própria geração. O que mais odeia é a injustiça, a guerra, as armas nucleares, o racismo, as absurdas convenções dos adultos e, obviamente, a sopa. As suas paixões são os Beatles, a paz, os direitos humanos e a democracia.  Essa é a Mafalda, a politizada, contestatária e indignada, uma “heroína zangada que rejeita o mundo tal como ele é...”, como a definiu Umberto Eco.

História: A trajetória da Mafalda engloba o período que vai de 1964 a 1973. Quino fez a despedida oficial da tira, em junho de 1973. Desde então, o cartunista ainda desenhou Mafalda algumas poucas vezes, principalmente para promover campanhas sobre os Direitos Humanos. Por exemplo, em 1977 ele fez um pôster para a UNICEF, ilustrando a Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Imortalidade: Embora Quino não tenha criado novas tiras, a menina possui uma legião de fãs pelo mundo. Mafalda está mais viva que nunca, continua sendo lembrada com suas bandeiras e sua ironia infantil, porém nada inofensiva...

Nenhum comentário:

Postar um comentário